Quanto custa um intercâmbio?


              A experiência de se fazer intercâmbio começa mesmo bem antes do desembarque no destino escolhido.  Pesquisas, dúvidas, planejamento, ansiedade, sonhos, saudades: tudo isso está incluso no pacote de um bom intercâmbio. Não é verdade?
              
               A decisão de fazer intercâmbio requer grandes mudanças em seu modo de vida. Com a ideia do intercâmbio em mente você começa a pensar e viver para isso. É exatamente nesse momento que acontecem as grandes transformações: você se torna mais econômico, começa a pesquisar, planejar e a controlar a ansiedade de chegar logo o dia de sentir saudade de casa (rrsrsrrssr). Fazer intercâmbio não é um sonho barato, mas se torna um sonho possível quando há um bom planejamento.
               Fazendo uns cálculos meio malucos com essa minha matemática quase mais ou menos do meu intercâmbio na Irlanda, tive um leve impacto econômico. Algo tipo uma queda da bolsa de minha concentração e planejamento.
               Para  estudar por um período superior a 3 meses na Irlanda você vai precisar de visto de estudante. Isso vai te custar 300 euros. Isso mesmo, quase mil reais! E o que mais é preciso para conseguir o visto e você poder estudar na Irlanda?

  • Carta de matrícula em uma escola
  • Seguro governamental
  • Passagem aérea
  • 3000 mil euros para abrir uma conta em um banco irlandês
               Somando tudo isso com outras despesas como alimentação, acomodação e outras tantas mais que todo intercambista faz, quanto custa um intercâmbio? Quem quiser é só fazer as contas. Eu juro para vocês que eu nunca tive coragem! (rsrsrsrsrsrssrr)
               A vida de um intercambista não é um mar de rosas como muito gente pensa. A recompensa de tudo isso está no crescimento cultural, na realização pessoal, na concretização de um sonho. E isso nunca tem preço!

Um forte abraço e até o próximo post!