Dicas importantes para planejar seu intercâmbio


Em 2013 eu decidi fazer intercâmbio e viver uma experiência incrível e inesquecível em minha vida. Planejei passo  a passo o meu tão sonhado intercâmbio. Segui algumas dicas importantes que me ajudaram muito em meu planejamento, por isso resolvi compartilhar aqui com vocês!

 

1. Defina seus objetivos

Primeiramente, antes de qualquer outra coisa, você precisa estabelecer qual o objetivo do seu intercâmbio. É importante definir seus objetivos. O que você pretende trazer na sua bagagem de volta? Fluência no idioma estudado? Aprimoramento profissional e crescimento pessoal ou apenas lembranças fotográficas de passeios culturais? Portanto, defina seu objetivo. Isso ajudará você a escolher o melhor destino e o melhor tipo de curso para você.

 

2. Escolha o destino certo

 

Depois de definir seus objetivos fica bem mais fácil escolher o destino certo para seu intercâmbio. Se você ficar em dúvida em 2 ou 3 destinos (que foi o meu caso) converse com pessoas que já foram, procure nas redes sociais informações de pessoas que estudam ou já estudaram nesse país. Isso vai te ajudar muito.

3. Pesquise sobre o destino escolhido

 Procure pesquisar tudo sobre o destino escolhido: clima, custo de vida, transportes, escolas, atrações turísticas, religião, costumes, cultura e outras coisas mais que você puder aprender sobre o destino do seu intercâmbio. A dica é sempre pesquisar!

 

4. Pesquise bastante antes de escolher a escola

 Acredito que esta é a parte mais problemática do intercâmbio. A escolha da escola requer muita pesquisa e causa muita dor de cabeça. A dica é entrar em contato com diversas Agências e solicitar orçamentos de pacotes. Eu recebi dezenas de orçamentos e isso me ajudou muito na hora de escolher a escola que se encaixasse no meu perfil. Passei dias lendo e relendo as informações de cada orçamento, analisando a escola: metodologia, infraestrutura, professores etc. Algumas pessoas preferem fechar diretamente com a escola e não por intermédio de agências. Eu penso que escolher sua escola e comprar seu curso através de uma agência brasileira deixa você mais seguro.

Se você tiver dúvidas sobre a escola entre em contato com alunos que estudam ou estudaram. Não dispense as redes sociais para obter detalhes sobre a sua escola e sobre sua agência.

 

5. Confira a documentação


Deixe seu passaporte em dia. Ele é o documento oficial de identificação do intercambista. Confira o prazo de validade para não correr o risco dele expirar durante a viagem. Pesquise e comece a organizar a documentação necessária para o destino do seu intercâmbio

 

6. Organize suas finanças

 

É fundamental para todo intercambista o planejamento financeiro. E para quem não gosta de planejar a parte financeira do intercâmbio, é bom mudar de ideia e começar a colocar tudo na ponta da caneta: orçamento do curso, passagem aérea, seguro saúde, pesquisar o custo de vida e simular possíveis gastos mensais. Outra dica importante é você adquirir um cartão VTM(visa travel money), é mais seguro do que levar dinheiro no bolso ou na mala! 

 

7. Prepare uma mala inteligente

 

Uma mala inteligente é uma mala prática. Pesquise sobre o clima do país de destino e leve apenas o necessário. Fique atento também para as restrições de bagagem de mão!

 

O que achou das dicas? Deixe sua opinião!

 

Abraço!