Série especial: Dublin, história e arte - Parte 1

O Dublin na mala se rendeu aos encantos da literatura e da arte em Dublin e resolveu contar um pouco da história  revelada em seus monumentos urbanos.
Estátuas, monumentos, esculturas dizem muito sobre uma cidade. Ao andar pelas ruas da encantadora capital irlandesa pude observar  sua história e perceber que de fato, Dublin é a terra da literatura. Essa cidade é abençoada por uma multidão de estátuas e monumentos que estão por toda parte. Você nunca passa despercebido por aqui, sempre a arte chama a sua atenção.
Nosssa primeira postagem da série Dublin, história e arte é sobre The children of Lir.

 
             The Children of Lir (os filhos de Lir) é uma famosa lenda irlandesa. O rei Lir teve quatro filhos, uma menina chamada Fionnuala e três filhos, Aodh e os gêmeos, Fiachra e Connecticut.  As crianças perderam a mãe logo cedo e o rei se casou com Aoife, a irmã de sua esposa.  Aoife era muito ciumenta por conta do amor das crianças pelo pai e por isso tentou  se livrar delas. Em uma viagem com as crianças, ela ordenou para sua empregada que as matassem, mas a empregada recusou. Na raiva, ela mesma tentou matá-las, mas não teve coragem. Em vez disso, ela usou sua mágica para transformar as crianças em cisnes.
         Como cisnes, as crianças tiveram de viver 900 anos pelas águas de diferentes mares e lagos. Quando o tempo da mágica acabou, as crianças já nao eram mais crianças, se transformaram em pessoas velhas e morreram, subiram ao céu e foram viver felizes perto de sua mãe e de seu pai.
        A estátua dos Filhos de Lir reside no Garden of Remembrance( Jardim da lembrança), Parnell Square, em Dublin, na Irlanda. Ela simboliza o renascimento da nação irlandesa após 900 anos de luta pela independência.